Urano está sempre agarrado a Gaia e não para de acariciá-la e fazer amor com ela. Ele é apaixonado por Gaia e com ela faz um monte de filhos.
Seus filhos serão de fato os primeiros deuses de verdade. Serão humanizados, ou seja, terão forma de pessoas.
Urano deu o nome de Titãs aos seus seis filhos e Titânidas as suas seis filhas. Eles são imortais, têm uma força colossal e são extremamente belos.
Além dos Titãs e Titânidas, tiveram três seres monstruosos, com apenas um olho no meio da testa, os Ciclopes. Eles evocam o temporal e a tempestade. São eles: Brontes - aquele que "trovoa"; Estéropes - o relâmpago; Arges - o raio.
São eles, que mais tarde, darão à Zeus, o rei de todos os deuses, suas armas mais temíveis: o trovão, o relâmpago e o raio.
Mais tarde, do amor entre Urano e Gaia, nasceram os Cem - Braços. Estes juntamente com os Ciclopes, terão papel fundamental na criação do Cosmo
.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
A separação dolorosa do céu (Urano) e da terra (Gaia): o nascimento do espaço e do tempo.
A GUERRA DOS DEUSES.
Urano detesta seus filhos, ele teme que um deles tome seu lugar e roube o poder e também o seu amor, Gaia. Por este motivo, Urano cobre completamente Gaia sem deixar espaço entre eles, impedindo os filhos de sair e encontrar a luz.
Gaia não aguenta mais tantos filhos comprimidos e os encoraja a se revoltarem contra o terrível pai. Cronos, o filho caçula, ouve o pedido da mãe. Gaia fabrica de suas entranhas, um podão, instrumento bem afiado. Cronos castra seu pai com o instrumento criado por Gaia. Esta castração traz consequências cósmicas, fato importante para o nascimento do espaço e do tempo.
Do espaço, porque o pobre Urano, sob o efeito da dor causada pela castração, vai se esconder " lá em cima", liberando assim, o espaço que separa o céu da terra.
Do tempo, por uma razão profunda, que vem a ser a chave de toda a Mitologia: são as crianças - os Titãs, graças ao espaço aberto, vão poder enfim, sair de dentro da terra. Isso quer dizer que é o futuro. As novas gerações começam a habitar o presente e as crianças a simbolizar, ao mesmo tempo, a vida e a história.
Postado por Lucas nº 22
Bibliografia:
- Vernant, Jean Pierre - O Universo, Os Deuses, Os Homens;
- FerryLuc - A Sabedoria dos Mitos Gregos;
- Wikipédia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário