quarta-feira, 19 de maio de 2010

O nascimento dos deuses e do mundo.






No começo do mundo, foi uma divindade bem estranha, a primeira a surgir do nada. Os gregos a chamam de "Caos". Essa divindade primordial não tem forma humana. Na verdade é um abismo,uma total desordem. No início desta história não existe homens, animais, nem céu, sol e nem mesmo deuses. Enfim, neste buraco que é o caos, reina a total escuridão.
Depois, de repente, surge desse caos, uma segunda divindade: Gaia, o que em grego significa terra. Gaia é chão firme, onde posteriormente poderão crescer plantas, animais,homens e deuses também.
A partir de Gaia e do estranho Caos, surge a terceira divindade, Eros, o amor. Essa terceira divindade tem como principal missão fazer com que todas as divindades futuras passem das trevas para a luz.
Mais tarde aparece a quarta divindade, o Tártaro, um lugar aterrorizante, cheio de mofo, mergulhado na treva. Encontra-se nas profundezas de Gaia, esse lugar será identificado como inferno. Lá ficarão os mortos e os deuses derrotados.

Gaia, sem ter marido e nem amante, vai dar nascimento, a partir de suas próprias entranhas, a um formidável deus: Urano, que significa céu estrelado, que permanecerá o tempo todo sobre a terra, Gaia. Em todo lugar que há terra, Urano, o céu, também está.
Novamente, sem fazer amor com ninguém, Gaia fez surgir outros filhos: Ureia - as montanhas; as Ninfas que as povoam; Ponto - a água salgada do mar.
Até agora entre o céu, Urano e a terra, Gaia, não há espaço, eles permanecem colados um no outro.








Postado por Lucas nº 22




Bibliografia:




-Vernant, Jean Pierre - O Universo, Os Deuses, Os Homens;


- Ferry, Luc - A Sabedoria dos Mitos Gregos;


- Wikipédia.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário