quinta-feira, 18 de março de 2010




As tumbas eram construídas no interior das montanhas, muitas vezes até 200 metros abaixo da superfície. Esses cuidados, no entanto, não impediram que bandos organizados encontrassem os tesouros enterrados juntos aos faraós. A descoberta da tumba de Tutancâmon, em 1922, com seus tesouros intactos, surpreendeu o mundo inteiro. A múmia de Tutancâmon estava protegida por três sarcófagos, um dentro do outro: um de madeira dourada, outro de madeira dourada e com incrustações de pedras preciosas, e o terceiro em ouro maciço com aplicações de lápis-lazúli, coralinas e turquesas que guardavam o corpo do faraó.


Postado por Pietra nº 27


Colunas Egípcias





Coluna é um elemento destinado a receber as cargas verticais de uma obra de arquitetura. Ela possui a mesma função de um pilar, porém é mais esbelta e esguia. Os materiais de construção podem variar entre pedra, madeira, metal etc.

Componentes de uma coluna:

Fuste, é a própria coluna que vai da base ao capitel.
Base, é o ponto de ligação do fuste com o pedestal.
Capitel, faz a união entre o elemento vertical e horizontal. Geralmente é a parte mais trabalhada da coluna e é o que caracteriza seu estilo.





Tipos de colunas egípcias:

Os tipos de colunas egípcias são divididos conforme os arremates (coroas /capitel) que elas possuem.

Classificação das colunas:

* Palmiforme – inspirada na palmeira.

* Papiriforme – Inspirada nas flores de papiro. Há papiriforme aberta (Quando as pétalas do papiro estão abertas) e papiriforme fechada (Quando as pétalas do papiro estão fechadas).

* Lotiforme – Inspirada na flor de lótus, com suas pétalas fechadas. O tronco da coluna reproduz vários caules atados por um laço.






Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coluna
http://www.historiadaarte.com.br/arteegipcia.html
http://www.historiadaarte.com.br/imagens/papiriforme.gif
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCBEuDKK9X1GrdvwW2GMgm1_PDuOqIfDHTXPMqsbfFqojUYINzAyaEWl0dqaHTZRLw366RNBceXwXdUX8fFNLPJZAbeCPQ1UzUA45Oo_jKnGVHFm94XwKtWfPbwc81qK-LfD6pJw5m-Owe/s320/palmiloti.jpg
http://www.pegue.com/artes/arquitetura_egipcia.htm



Postado por

Ricardo
N° 29
6° ano B

quarta-feira, 17 de março de 2010

PIRÂMIDE DE QUÉOPS


A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, foi construída para ser a tumba do Faraó Quéops da quarta dinastia. O seu reinado foi o mais longo.

É a maior das três pirâmides de Gizé: sua altura original era de 146,60 metros, mas atualmente é de 137,16 m, pois falta parte do seu topo e o revestimento.

Foi necessário o trabalho de cerca de 100 mil pessoas ao longo de 20 anos e estes homens eram livres.

Entre as pirâmides, a de Quéops sobressai como uma das criações mais espetaculares e geniais da história da arquitetura.

Bibliografia:

- História - Sociedade e Cidadania - FTD

-Antigo Egito - O novo império - Ed. Ática

- Pirâmides do Antigo Egito - Ed. Manole

- www.historiadaarte.com.br/arteegipcia.html

- www.wikipedia.com.br/piramidesegipcias.html

Postado por Lucas nº 22 6º ano B

PIRÂMIDE DE QUÉFREN



A Pirâmide de Quéfren mede, nos dias de hoje, 143 metros de altura.
O faraó Quéfren era irmão do faraó Quéops e quarto rei da IV dinastia, durante seu reinado, ordenou que fosse construída sua pirâmide que hoje é, em tamanho, a segunda maior pirâmide do Antigo Egito.

Majestosa e imponente, foi revestida de pedra calcária e granito vermelho e foi denominada pelos antigos egípcios como a Grande Quéfren.

Próximo de onde foi erguida a pirâmide de Quéfren havia um conjunto rochoso, que foi aproveitado para que nele se esculpisse a famosa Esfinge, monumento que representa o faraó sentado em seu trono.
Postado por Lucas nº 22

PIRÂMIDE DE MIQUERINOS




A Pirâmide de Miquerinos é a menor em tamanho e a terceira dentre as mais famosas pirâmides do mundo antigo.
A pirâmide foi feita para ser tumba do faraó Miquerinos, ele era filho do faraó Quéfren, era o quinto soberano da IV Dinastia.
O faraó Miquerinos reinou pouco tempo, por este motivo não teve tempo de concluir sua pirâmide. Com a sua morte a pirâmide foi terminada às pressas, e foram usadas materiais de qualidade inferior, várias partes ficaram inacabadas e seus revestimentos de granito para a construção não passaram da décima - sexta fila de pedras.

Postado por Lucas nº 22



AS PIRÂMIDES DO EGITO


As Pirâmides do Egito, denominadas como pirâmides de Gizé, localizam-se no planalto de Gizé, na margem esquerda do rio Nilo, próximo à cidade do Cairo, no Egito. São as únicas remanescentes das Sete maravilhas do mundo antigo.

Os egípcios acreditavam que o Faraó era filho do deus Sol.
Quando morria, o corpo do Faraó tinha que ser preservado, ou seu espírito morreria.

As pirâmides eram montanhas feitas pelo homem para proteger o corpo do Faraó para sempre.

As pirâmides eram um símbolo de esperança de que haveria existência além-túmulo.
A forma da pirâmide representava os raios do sol caindo sobre a terra, pois acreditavam que após sua morte, o Faraó subiria ao céu nos raios do sol.

As pirâmides mais conhecidas são Quéops, Quéfren e Miquerinos, já com a forma geométrica que conhecemos.
Postado por Lucas nº 22

ARQUITETURA DO ANTIGO EGITO





Os egípcios demonstram nas suas manifestações artísticas uma profunda religiosidade, dando um caráter monumental aos templos e às construções mortuárias, entre elas, as pirâmides, construídas de pedra.
A primeira pirâmide, "pirâmide de degraus", foi construída pelo arquiteto Imhotep, como tumba de Djoser, fundador da III dinastia, em Saqqarah.

A Arquitetura Egipcia...


A arquitetura egipcia avalia simplicidade.As cores eram sempre muito vivas e com linha muito simples e geometrica.Todas as suas formas se organizavam na casa real.Mesmo depois que os egípcios adotaram outros materias,como a pedra,subsistiram na decoração os temas vegetais.Como por exemplo lótus,papiros,plama e etc...

Postado por:Caroline de Paula nº7

Fonte:www.arquitetapatricialanza.com.br/mundo_arquitetura_egito.htm

terça-feira, 16 de março de 2010

ARQUITETURA - DEFINIÇÃO

A arquitetura ( arquitectura) (do grego arché — αρχή) refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

Postado por Lucas nº 22